NomadRoots

A Salvador de Caetano Veloso

Compre agora

Turma de Férias - ClubeNomad

A Salvador de Caetano Veloso

6 encontros gravados + 1 encontro ao vivo

Uma experiência literária que transporta para a cidade que é um dos lugares preferidos de Caetano Veloso.

Experiência 100% online

Expanda a sua maneira de ler Salvador.

Valor: R$99
Com desconto para quem é do ClubeNomad & CineNomad.

Em breve, uma extensão: um passeio (real oficial) na capital baiana, inspirado na vida e obra do artista.

Garanta sua vaga

Já imaginou atravessar Salvador pelas canções e memórias de Caetano Veloso, transformando a cidade em um livro vivo a ser lido durante as férias?

A partir do livro-destino “Verdade Tropical”, em que Caetano revisita sua trajetória e as revoluções culturais que moldaram o Brasil, vamos percorrer Salvador como território simbólico e afetivo.

E, ao seguir esse fio, encontramos também os companheiros que deram voz a essa história: Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa e Dorival Caymmi. Juntos, eles fizeram da cidade um dos centros mais potentes da música e da cultura brasileira.

Nessa leitura-viagem, a capital da Bahia se abre como um lugar de encontros: onde o sagrado e o popular caminham lado a lado, onde a arte se mistura à vida e a música se torna uma forma de ler o mundo.

E o melhor: você pode viver essa imersão de onde estiver, em um percurso pensado para o tempo das férias, unindo literatura, música e experiências sensoriais que só o ClubeNomad sabe oferecer.

mapa

Nosso mediador-guia

Chico Escorsim
Nos faltam palavras para falar do Francisco Escorsim, mais conhecido como Chico. Sabia que ele é mediador do nosso Clube desde quando começamos, lá em 2015? Chico é um grande apaixonado pelo mundo das artes, e, em especial, pelos livros. Ele é professor, escritor, colunista do jornal Gazeta do Povo, trabalha com a educação da imaginação e a formação do imaginário e tem um dom especial: consegue traduzir de forma acessível até o que há de mais complexo em discussões que nos fazem viajar.

Por que participar dessa leitura-viagem?

Descobrir a Tropicália pelas entrelinhas: mais do que fatos históricos, você vai percorrer as origens e desdobramentos do movimento que mudou para sempre a música brasileira, entendendo como Caetano, Gil, Bethânia, Gal e Caymmi entrelaçaram suas vozes em um mesmo território cultural.
Viver uma experiência sensorial: não é apenas sobre ler um livro. É sobre ouvir músicas, mergulhar em contextos, revisitar obras, filmes e sons que ecoaram na Salvador tropicalista e perceber como literatura e música se iluminam mutuamente.
Estar em boa companhia: com vídeos gravados por um mediador-guia e leitores-viajantes vivendo a mesma experiência, a jornada se torna partilha. Cada sessão abre espaço para diálogos, insights e novas camadas de leitura que você talvez não percebesse sozinho.
Ler o mundo a partir de Salvador: a cidade não é só cenário, é personagem. Ao atravessar suas referências, você entende como Salvador moldou sensibilidades, influenciou canções e se transformou em um dos grandes centros da cultura brasileira.
Fazer das férias uma viagem memorável: sem precisar sair de casa, você se conecta a uma experiência que combina tempo de descanso com descoberta. Uma viagem que cabe no seu ritmo, mas que deixa marcas para muito além das férias.
Depois de cada vídeo, nossa plataforma segue sendo alimentada por dicas preciosas que tornam a leitura-viagem ainda mais interessante.
Garanta sua vaga

A leitura-viagem

Nosso livro-destino

"Verdade Tropical"
Em "Verdade Tropical", Caetano Veloso vai além da autobiografia: mistura memórias, ensaio e história para revisitar a formação cultural que o levou da infância em Santo Amaro ao exílio em Londres, passando pela efervescência de Salvador, a prisão em 1968 e o auge da Tropicália em meio à ditadura militar. Entre encontros com nomes decisivos da música, da literatura, do cinema e das artes, Caetano compõe um panorama vivo do Brasil, refletindo sobre identidade, política e cultura. Na nova edição, redesenhada e ampliada, o autor acrescenta o ensaio Carmen Miranda não sabia sambar, um olhar atualizado sobre sua trajetória e o legado do movimento que ajudou a reinventar a música popular brasileira.

Compre o seu aqui

Seu autor-inspiração

Caetano Veloso

Nossa agenda

  • Tema: as sementes da Tropicália: infância, Bossa Nova e o despertar em Salvador
    Data:
    02/12/2025, terça-feira, às 17h30.
  • Capítulos Abrangidos: Elvis e Marilyn, Bethânia e Ray Charles, Intermezzo Baiano.
  • Foco Temático: Vamos mergulhar nas origens de Caetano em Santo Amaro, sua família, as primeiras impressões culturais (cinema, música americana) e o impacto avassalador da Bossa Nova e de João Gilberto. Vamos explorar o papel de Maria Bethânia na sua vida e a mudança para Salvador, com a efervescência cultural da cidade (UFBA, MAMB). É a fase de formação de uma sensibilidade singular, da descoberta da vocação artística e do “gosto inquieto” que moldaria seu futuro.
  • Discos/Obras Mencionadas: João Gilberto (álbuns e estilo), a canção “De Manhã” (composta para Bethânia).
  • Tema: O despontar do movimento: fermento intelectual e a chegada ao cenário nacional
    Data:
    12/12/2025, sexta-feira, às 17h30.
  • Capítulos Abrangidos: Transe, Paisagem Útil, Domingo, Baihunos, Alegria, alegria, Domingo no parque.
  • Foco Temático: Mergulharemos na chegada de Caetano ao Rio e a imersão no Solar da Fossa, um caldeirão de ideias. Entenderemos os encontros transformadores com Rogério Duarte e Zé Agrippino, e a influência de Glauber Rocha e seu filme “Terra em Transe”. Vamos expandir o nosso olhar na concepção das primeiras canções que já carregavam a semente tropicalista “Paisagem Útil” e o lançamento do disco “Domingo com Gal Costa”. Tudo isso culmina na explosão pública do Tropicalismo nos festivais, com as icônicas performances de “Alegria, Alegria” e “Domingo no parque”.
  • Discos/Obras Mencionadas: Filme Terra em Transe, álbum Domingo, singles “Alegria, Alegria” e “Domingo no parque”.
  • Tema: A Estética Tropicalista: Concretismo, Antropofagia e o Álbum Manifesto
    Data:
    22/12/2025, segunda-feira, às 17h30.
  • Capítulos Abrangidos: Tropicália, 2002, A poesia concreta, Chico, Vanguarda, Antropofagia, Panis et Circensis.
  • Foco Temático: Vamos nos aprofundar no conceito de Tropicalismo, incluindo a fundamental contribuição da Poesia Concreta (Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari) e a ideia da “antropofagia” de Oswald de Andrade como pilares teóricos. O capítulo “2002” detalha a vida no apartamento que se tornou um centro efervescente de ideias. O caminho pela Tropicália nos leva ao álbum Tropicália ou Panis et Circensis, o manifesto sonoro do movimento, costurado pela genialidade de Rogério Duprat e a irreverência d’Os Mutantes. As polêmicas com Chico Buarque e o ambiente da MPB, bem como o estilo de vida no apartamento “2002”, marcarão a crescente tensão e a busca por uma identidade cultural brasileira.
  • Discos/Obras Mencionadas: Álbum Tropicália ou Panis et Circensis, canções como “Tropicália”, “Superbacana”, “Panis et Circensis”, “Maria”, “Clara”.
  • Tema: a prova de fogo: da performance à prisão e o início do exílio forçado
    Data:
    01/01/2026, quinta-feira, às 17h30.
  • Capítulos Abrangidos: É proibido proibir, Divino, Maravilhoso, Narciso em férias.
  • Foco Temático: A radicalização das performances, com destaque para “É proibido proibir” e o programa “Divino, Maravilhoso”, que intensificaram o confronto com a ditadura militar. O ponto central será a experiência da prisão em 1968, narrada no capítulo “Narciso em Férias”, com suas angústias, questionamentos existenciais e a redescoberta de si mesmo em um contexto de privação. Entre a fragilidade humana e a força de resistir diante da opressão, pulsa um dos temas mais urgentes dessa travessia.
  • Discos/Obras Mencionadas: Canções “É proibido proibir”, “Divino, Maravilhoso”.
  • Tema: o exílio e o retorno: influências globais, “Transa” e a reconexão com o Brasil
    Data:
    11/01/2026, domingo, às 17h30.
  • Capítulos Abrangidos: Barra 69, London, London, Língua, Afinidades eletivas, Ame-o ou deixe-o, Back in Bahia.
  • Foco Temático: A experiência do exílio em Londres (“London, London”), a adaptação cultural e linguística, e as influências musicais internacionais (Rolling Stones, Bob Dylan, Jimi Hendrix). O complexo processo de retorno ao Brasil, as negociações com a ditadura e a gravação do álbum Transa (que, embora não seja um capítulo, é o marco musical desse período e será muito presente nas nossas trocas). Este disco representa uma fusão das experiências globais com as raízes nacionais, marcando uma fase de amadurecimento e aprofundamento das relações intelectuais com figuras como Jorge Mautner e Antônio Cícero.
  • Discos/Obras Mencionadas: O primeiro álbum gravado em Londres (intitulado “Caetano Veloso”), álbum Transa, canções “London, London” e “Língua”, “Aquele Abraço”.

 

  • Tema: da maturidade à melhor Idade: “Araçá Azul” e a vereda final
    Data:
    21/01/2026, quarta-feira, às 17h30.
  • Capítulos Abrangidos: Araçá Azul, Vereda e Carmen MIranda Não Sabia Sambar.
  • Foco Temático: Esta parada nos levará ao lançamento do polêmico álbum Araçá Azul, abrindo caminho para sua natureza experimental e a reação que despertou na época: o amadurecimento das reflexões de Caetano sobre identidade, sexualidade e o papel da arte na sociedade. A seção “Vereda” será o ponto de chegada: onde o legado do Tropicalismo se consolida, junto com a visão de futuro de Caetano para o Brasil, para a música popular e para si mesmo — artista e pensador. Esse trecho também abre espaço para olhar sua trajetória pós-Tropicalismo, entre colaborações e novos interesses. Já o capítulo “Carmen Miranda…”, escrito 20 anos depois do lançamento do livro, surge como um retorno: a defesa de Caetano diante das críticas e uma atualização íntima de sua própria biografia.
  • Discos/Obras Mencionadas: Álbum Araçá Azul, sua obra posterior e o próprio livro lido.
  • Data: 28/janeiro, quarta-feira, às 19h | Online via Zoom.
    Horário:
    a definir.

Um fechamento coletivo da nossa leitura-viagem, conduzido pelo mediador-guia Chico Escorsim. Um espaço para trocar impressões, tirar dúvidas e aprofundar reflexões, mas também para celebrar juntos o que descobrimos ao longo do percurso.

Garanta sua vaga

Quem leu o mundo em outras edições da Turma de Férias

"Adorei a leitura e os vídeos do Chico! Uma viagem leve e repleta de conteúdo que me fez voltar aos anos da minha adolescência."

Luciane A.

"Experiência diferenciada com metodologia especial me proporcionou uma extensão cultural larga. A análise antropológica, geográfica, artística possibilita uma infinidade de saberes ditos e interditou. Excelência na abordagem, nos recursos complementares. Excelente trabalho. Parabéns."

Lucia G.

"A minha vida de leitora (ou viajante-leitora) se resume a antes do ClubeNomad e depois. Vocês são ótimos!"

Monica A.

Vamos expandir a maneira de ler Salvador com a gente?

Valor: R$99

Com desconto para quem faz parte do ClubeNomad ou do CineNomad. Quer saber mais sobre nossos Clubes de Leitura e de Cinema? Clique aqui.

FAQ

Antes de dar play, que tal conhecer ainda mais detalhes do nosso CineNomad?

E se eu não ler até a página estipulada?

Sem problemas. Você pode assistir aos conteúdos tranquilamente. Mas a gente pode dar um conselho? A experiência fica ainda mais completa quando a leitura acontece até a parte sugerida. Pode confiar.

Perdi o encontro e agora?

Sem crise. A sessão ao vivo fica gravada e será disponibilizada na plataforma até 48h depois.

Terei acesso aos conteúdos por quanto tempo?

Você poderá acessar a plataforma até 90 dias depois da sua compra. Porém, o encontro virtual ao vivo é uma experiência imperdível. Fica a dica!

O livro está incluído? Vou receber em casa?

Não. Nossa experiência inclui toda a parte de conteúdo, mas seu livro você pode adquirir na sua livraria predileta.

Como acessar os conteúdos disponibilizados?

Assim que você faz a sua inscrição para participar do ClubeNomad, você cria seu login e senha. São esses os dados que você vai usar para acessar a nossa plataforma literária, tá bem? Dica: já anota em algum lugar para não esquecer, afinal: quem nunca, né?!

Após a inscrição, terei acesso à alguma pré-venda do passeio para Salvador?

Sim! Quem se inscreve na Turma de Férias do ClubeNomad, recebe condições especiais, além de ter acesso às informações antecipadamente.

NomadRoots
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.